19 de dezembro 2020

Debate do(a) professor(a) Orlando Felisberto

EB DAS OLAIAS, LISBOA

Quais os principais problemas encontrados no tratamento de resíduos da escola?

- Ausência de práticas de separação e reciclagem na escola, exceto para o papel que é colocado no ecoponto exterior mas em pequena quantidade face ao total produzido - Inexistência de ecopontos para recolha de embalagens e muito poucos para a recolha de papel - Inexistência de práticas de separação do lixo produzido nos vários pavilhões da escola, incluindo o bar e a cantina - Colocação do lixo, para recolha, sem qualquer critério de separação - Substituir os caixotes do lixo degradados

Quais as principais soluções encontradas para contornar esses problema?

- Criar ecopontos, para as embalagens de plástico e metal, em vários pontos da escola - Forrar/pintar caixotes/caixas com a cor azul para o papel e colocar uma por sala de aula - Fazer cartazes divulgando os ecopontos e incentivando o seu uso - Realizar sessões, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, para divulgação destes assuntos e sensibilização de toda a comunidade escolar

Quais as soluções escolhidas para o Plano de Ação Academia Ponto Verde?

- Campanha de sensibilização para toda a população escolar e alargada a toda a comunidade escolar - Criação de vários ecopontos (utilizando pneus, p.ex.), no recinto escolar, para embalagens de plástico e de metal - Colocação de caixas/caixotes em todas as salas de aula para a recolha de papel - Sensibilizar os funcionários da escola a cumprir as regras de separação e utilizar o ecoponto existente nas proximidades, em especial para os resíduos oriundos da cantina e do bar escolares

Qual é o volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro) em média, por mês?

30Kg

Qual é a vossa meta para o aumentar? (10% 20% 50%)

20%

Imagens do debate

Copyright, Academia Ponto Verde