31 de outubro 2020

Debate do(a) professor(a) Paula Maria Martins Pereira

EB DR. JOSÉ DE JESUS NEVES JÚNIOR, FARO

Quais os principais problemas encontrados no tratamento de resíduos da escola?

Falta de hábitos de reciclagem; Apesar da sensibilização, existe ainda alguma falta de conhecimento sobre a prática da reciclagem; Pouco interesse pelo tema; Não existe nenhuma empresa a fazer a recolha dos resíduos do ecoponto amarelo, azul e verde, no interior da escola e estes têm de ser transportados pelos auxiliares de ação educativa, em sacos, até aos ecopontos que se encontram no exterior da escola, a cerca de 50m; Poucos recursos humanos (auxiliares de ação educativa) para vigiar e transportar os resíduos até aos ecopontos onde são recolhidos pela entidade municipal.

Quais as principais soluções encontradas para contornar esses problema?

Consciencializar a comunidade escolar e envolvente para a importância e urgência da reciclagem, como forma de ajudar o planeta, através de várias ações; Envolver os alunos, Encarregados de Educação, docentes e auxiliares de ação educativa em atividades que promovam a prática da reciclagem; Continuar a insistir junto das entidades responsáveis para a necessidade de recolha seletiva dos resíduos no interior da escola; Solicitar mais equipamentos, nomeadamente ecopontos, junto das entidades competentes, para colocação em locais onde ainda faltam ou onde se produzem mais resíduos.

Quais as soluções escolhidas para o Plano de Ação Academia Ponto Verde?

Exposição de trabalhos sobre o tema para alertar as pessoas para a importância e urgência da separação seletiva de resíduos/reciclagem para o planeta; Construção de ecopontos; Colocação de placas, junto de cada ecoponto, alertando para o tipo de resíduos que devem e não devem ser colocados em cada local; Reutilização de resíduos na execução de trabalhos artísticos; Dinamizar ações de sensibilização em todas as turmas sobre a separação seletiva de resíduos, com técnicos especializados; Campanhas de sensibilização para a temática com cartazes, flyers, vídeos, divulgados nos meios de comunicação do agrupamento; Campanhas de limpeza do recinto escolar ”Brigada escola limpa”; Abordagem da temática nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento/Educação Tecnológica; Responsabilizar os alunos, no sentido de entregarem na escola todos os resíduos do ecoponto amarelo, garantindo desta forma o seu encaminhamento para as estações de triagem/reciclagem; Desenvolvimento de “Projetos interdisciplinares” em torno do tema “Desenvolvimento sustentável”, incidindo principalmente na temática da separação de resíduos/política dos 3/5R; reciclagem; impacto ambiental etc.; Utilização dos resíduos orgânicos da cantina para compostagem/horta pedagógica e encaminhamento das refeições não consumidas para instituições de solidariedade social; Além da participação neste concurso da Academia Ponto Verde, continuar a participar no “Projeto Ecovalor”/Concurso Separa e Ganha e Concurso Eletrão, bem como em outros concursos; Comemoração de efemérides: 28 de março-Hora do Planeta; 22 de abril- Dia Mundial da Terra; 20 de maio- Dia Europeu do mar; 5 de junho- Dia Mundial do Ambiente; 8 de junho- Dia Mundial dos Oceanos etc; Articulação com a Direção no sentido de garantir o apoio dos auxiliares de ação educativa nas atividades de vigilância da utilização correta dos ecopontos, acondicionamento e encaminhamento dos resíduos para os locais apropriados.

Qual é o volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro) em média, por mês?

350kg. Este valor é uma estimativa.

Qual é a vossa meta para o aumentar? (10% 20% 50%)

50%

Imagens do debate

Copyright, Academia Ponto Verde