16 de janeiro 2021

Debate do(a) professor(a) Ana Cristina Gonçalves Nicolau

EBS DE MÃES D´ÁGUA, FALAGUEIRA, AMADORA

Quais os principais problemas encontrados no tratamento de resíduos da escola?

- Desconhecimento das regras de separação seletiva de resíduos e do código da reciclagem - Falta de hábitos de separação seletiva de resíduos - Desvalorização / Pouca prática de utilização do conceito “Política dos 3 R´s” - Dificuldade na identificação de problemas ambientais, causas e possíveis soluções - Ineficiência da recolha dos resíduos devido a contaminação - Falta de incentivos - Falta de equipamentos suficientes para a separação seletiva de resíduos

Quais as principais soluções encontradas para contornar esses problema?

- Participação no Concurso “Embalagens no Amarelo” e no Concurso “Papel/cartão no azulão!” - Participação no Concurso - Projeto “Geração Depositrão”, recolha de pilhas e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos - Participação no Concurso - Projeto “Enfeites de Natal”, contrução de enfeites de Natal reutilizando material - Afixação de cartazes com o Código da Reciclagem, Concurso Academia Ponto Verde e Concurso Geração Depositrão nos espaços da escola - Incentivos e prémios para as melhores participações nos concursos - Divulgação dos Concursos no site da escola - Equipar os pavilhões e espaços exteriores na escola com ecopontos - Reutilização de material na Construção de Eco Pontos - Divulgação da localização os ecopontos exteriores na escola - Separação e recolha seletiva de resíduos - Elaboração e afixação de cartazes com cuidados a ter para a correta separação e recolha seletiva de resíduos - Limpeza de praia - Divulgação de material educativo no âmbito da separação seletiva de resíduos e reciclagem aos Diretores de Turma e professores - Ação de sensibilização pela Coordenadora, no âmbito da separação seletiva de resíduos ao maior número de turmas possível - Construção da “Árvore dos compromissos com o Ambiente” - Dinamizar o Jogo AMADORA SUSTENTÁVEL com os alunos, sobre os temas de Produção e Consumo Sustentável, Resíduos, Recursos e sobre a Amadora

Quais as soluções escolhidas para o Plano de Ação Academia Ponto Verde?

- Participação no Concurso “Embalagens no Amarelo” e no Concurso “Papel/cartão no azulão!” - Participação no Concurso - Projeto “Geração Depositrão”, recolha de pilhas e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos - Afixação de cartazes com o Código da Reciclagem, Concurso Academia Ponto Verde e Concurso Geração Depositrão nos espaços da escola - Incentivos e prémios para as melhores participações nos concursos - Divulgação dos Concursos no site da escola - Equipar os pavilhões e espaços exteriores na escola com ecopontos - Reutilização de material na Construção de Eco Pontos - Divulgação da localização os ecopontos exteriores na escola - Separação e recolha seletiva de resíduos - Elaboração e afixação de cartazes com cuidados a ter para a correta separação e recolha seletiva de resíduos - Divulgação de material educativo no âmbito da separação seletiva de resíduos e reciclagem aos Diretores de Turma e professores - Ação de sensibilização pela Coordenadora, no âmbito da separação seletiva de resíduos ao maior número de turmas possível - Construção da “Árvore dos compromissos com o Ambiente” - Dinamizar o Jogo AMADORA SUSTENTÁVEL com os alunos, sobre os temas de Produção e Consumo Sustentável, Resíduos, Recursos e sobre a Amadora

Qual é o volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro) em média, por mês?

20 Kg de plástico e metal por mês (não temos dados específicos para aferir o volume de papel e cartão, e não existe a utilização e recolha de vidro na escola)

Qual é a vossa meta para o aumentar? (10% 20% 50%)

20%

Imagens do debate

Copyright, Academia Ponto Verde