01 de fevereiro 2021

Debate do(a) professor(a) Sandra Cristina Miranda Teixeira

ES DE SANTA MARIA DO OLIVAL, TOMAR

Quais os principais problemas encontrados no tratamento de resíduos da escola?

Na nossa escola é evidente que a maioria dos alunos já faz a separação correta das embalagens no ecoponto amarelo, no entanto ainda são visíveis alguns resíduos indiferenciados neste ecoponto, resultante do desleixo de alguns alunos.

Quais as principais soluções encontradas para contornar esses problema?

Na opinião dos alunos presentes no debate devemos fazer campanha de sensibilização novamente.

Quais as soluções escolhidas para o Plano de Ação Academia Ponto Verde?

A nossa escola é uma Eco-Escola, pelo que logo no início do ano foi revista a localização dos ecopontos de acordo com a seguinte estratégia: 1º Dentro da Escola existe um ecoponto da Resitejo (embalão+papelão+vidrão+pilhão) 2º À entrada da escola existe um ecoponto (embalão+papelão+vidrão) 3º À entrada de cada pavilhão existem baldes para recolha de embalagens (amarelo), papel (azul) e indiferenciado. 4º Em todos os pisos dos blocos existe a associação entre balde amarelo (embalão) e balde preto (indiferenciado). Todos os baldes estão identificados com a sinalética disponível no site da Sociedade Ponto Verde. A lona do concurso foi colocada à entrada da escola assim que chegou até nós. Os restantes materiais foram distribuídos pela escola. Esta estratégia foi dada a conhecer aos alunos de todas as turmas por um professor da turma. Em cada turma foi designado um professor para dinamizar o concurso Academia Ponto Verde junto dos alunos.

Qual é o volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro) em média, por mês?

600 litros

Qual é a vossa meta para o aumentar? (10% 20% 50%)

10%

Imagens do debate

Copyright, Academia Ponto Verde