30 de novembro 2020

Debate do(a) professor(a) Ana Fonseca

ES/3 ALMEIDA GARRETT, VILA NOVA DE GAIA

Quais os principais problemas encontrados no tratamento de resíduos da escola?

Nem sempre os resíduos estão devidamente separados. Muitos alunos não sabem onde colocar os Tetrapak. Nem sempre os assistentes operacionais recolhem os resíduos de forma adequada para estarem separados nos Ecopontos principais da Escola. Os alunos produzem poucos resíduos, essencialmente em resultado do lanche, o que é bom. Mas, para participarem no concurso trazem de casa resíduos, o que tem levantado alguns problemas por causa da situação de Pandemia que estamos a viver. Por vezes aparecem máscaras misturadas com os outros resíduos que podem ser reciclados. As embalagens TetraPak se não forem lavadas começam a cheira mal e são locais para o desenvolvimento de bolores. Nem sempre as embalagens aparecem espalmadas , o que ocupa mais espaço. Nem sempre reduzimos e reutilizamos os resíduos.

Quais as principais soluções encontradas para contornar esses problema?

Promover a separação de resíduos através de campanhas. Agir com os devidos cuidados com os resíduos de modo a não partilhar. Colocar as máscaras no lixo indiferenciado fechado, pois não podem ser recicladas. Reduzir e reutilizar mais os resíduos. Incentivar o espalmar das embalagens, reduzindo o espaço ocupado nos contentores.

Quais as soluções escolhidas para o Plano de Ação Academia Ponto Verde?

Promover a separação de resíduos através de campanhas. Reduzir e reutilizar mais os resíduos. Incentivar o espalmar das embalagens, reduzindo o espaço ocupado nos contentores.

Qual é o volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro) em média, por mês?

2 sacos do tamanho do contentor amarelo e 2 sacos do tamanho do contentor azul fornecidos pela Academia Ponto Verde.

Qual é a vossa meta para o aumentar? (10% 20% 50%)

50%

Imagens do debate

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