Ponto Verde

The Pacman Whale

EB / JI DAS FURNAS - UO

Professor(a): Cláudia Costa
Atividade: Artistas da Reciclagem
Categoria: Escultura
Memória descritiva

Somos dez alunos da Escola Básica das Furnas, na ilha de São Miguel, e vimos, por este meio, contar a nossa história que pode bem ser a história de outras crianças espalhadas pelo mundo.
A nossa escultura retrata o lixo que o ser humano produz e que, diretamente ou indiretamente, acaba nos nossos oceanos. Caso isto continue, a quantidade de lixo no mar irá superar a quantidade de certos seres vivos.
Devido à localização dos Açores, avaliar a abundância e a composição do lixo encontrado na costa açoriana torna-se uma ótima ferramenta para melhor compreender o estado de saúde do nosso oceano. Até ao momento, os estudos sobre detritos marinhos, ao redor dessas ilhas, ainda são escassos e foram realizados apenas recentemente. Certos estudos descobriram que os detritos marinhos flutuantes em redor do arquipélago são compostos principalmente por itens de plástico, embalagens e equipamentos de pesca, e a sua densidade é maior em redor das ilhas do arquipélago do que nas águas circundantes, particularmente em redor do grupo central.
Com isto, é certo que o plástico desempenha um papel importante no nosso dia-a-dia, mas a forma como é produzido, utilizado e descartado prejudica gravemente o ambiente, em particular, os mares e oceanos, e a saúde humana, uma vez que acabamos por ingerir plástico através da cadeia alimentar.
Talvez, e porque sabemos que grande parte das pessoas já têm conhecimento sobre este problema, com a nossa baleia, cheia de lixo no seu interior (pois estava cheia de fome), esperamos consciencializar as pessoas da nossa escola, mais uma vez… e uma outra vez, até que percebam que a união faz a força e que só depende de nós para construirmos um mundo melhor.

Isto não é um jogo, onde o Pacman pode comer as bolinhas todas até vencer o jogo. Se as nossas baleias comerem o lixo todo é game over na certa!

Galeria de imagens
Política de privacidade
2021 Sociedade Ponto Verde.