Ponto Verde

Mar de Plástico

EP AGOSTINHO ROSETA - CRATO

Professor(a): Ana Sofia de Almeida Alfaia
Atividade: Artistas da Reciclagem
Categoria: Mural
Memória descritiva

O mural "Mar de Plástico" pretende sensibilizar para a situação atual dos oceanos. Infelizmente muito do nosso lixo acaba nos oceanos, sendo na sua maioria o plástico, que eventualmente acaba inserido nas cadeias alimentares através dos mioplásticos. A tartaruga enforcada na rede de banho pretende transmitir a mensagem de como a vida marinha está a asfixiar perante os níveis de poluição causados pelo Ser Humano.
Os materiais utilizados foram: sacos do lixo, papel, garrafas de plástico, sacos de plástico, cartão, cápsulas de café, embalagens de plástico, beatas, e outro tipo de lixo comumente encontrado nos nossos oceanos.A base do mural é papel de cenário com dois metros de largura por um de altura. Oefeito do azul do mar foi criado através da colagem de sacos do lixo. Os peixes de baixo da segunda camada de azul foram pintados em papel ou cartão e recortados, bem como as algas. As diferentes camadas de azul, animais e lixo pretendem transmitir a sensação de profundidade. Em primeiro plano temos algas feitas da colagem de pedaços de plástico de garradas e sacos verdes. As cápsulas de café utilizadas foram todas abertas, limpas e esmagadas. Os peixes em primeiro plano são feitos de cápsulas de café coladas com cola quente em cima de papel e presos ao mural com arame. O pequeno caranguejo preso nos restos de uma garrafa de plástico é feito de pedaços de cápsulas de café colados com cola quente.
E por fim, a tartaruga é feita de cartão e é articulada, pois todos os componentes foram desenhados e recortados separadamente no cartão. A cabeça e os membros foram pintados e posteriormente colados ou presos de forma articulada à carapaça. A carapaça da tartaruga é formada por capsulas de café marteladas e moldadas, que posteriormente foram coladas em papel e só depois coladas na carapaça. O cartão da carapaça é atravessada por arame no seu interior, o que permitiu dar volume a esta tartaruga. A tartaruga está presa nos restos de uma esponja de banho de rede. Por fim, o lixo foi colado por toda a parte, sendo este de várias formas, desde as máscaras cirúrgicas, passando por redes e embalagens de plástico, até a beatas e talheres descartáveis entre outros que é possível encontrar nos oceanos. (Infelizmente à exceção da criação do carangueijo perderam-se as fotos da criação do mural)

Galeria de imagens
Política de privacidade
2021 Sociedade Ponto Verde.