Mãos à obra
16 de dezembro 2020

Aprende aqui a usar páginas de jornal ou revistas velhas para fazer sacos e embrulhos criativos para prendas:

Aí por casa há jornais, revistas ou panfletos com várias páginas? Antes de os colocar no ecoponto escolha algumas folhas e guarde-as. Estas podem ver a sua vida prolongada na prenda de um amigo ou familiar. Já de seguida explicamos-lhe como.

Neste Natal o melhor presente é um mundo melhor e por isso sugerimos que reaproveite e recicle ao máximo o que puder e se isso o ajudar a fazer embrulhos criativos para o que vai oferecer, melhor.

A nossa proposta é que escolha as partes mais interessantes e as que considere mais estéticas de um dos jornais ou revistas que tem em casa e que as utilize para forrar os presentes que vai oferecer este ano.

Não as pinte e, se conseguir, utilize apenas um cordão ou uma fita de pano ou cetim para dar o laço final. Desta forma, depois de desembrulhadas as prendas, as folhas podem ser recicladas e dar continuidade ao ciclo da economia circular.

Então e se a forma do presente não permitir que a forre apenas com as folhas? Temos solução. Pode fazer um pequeno saco de papel com o mesmo material.

Para isso vai precisar de duas folhas de jornal, um lápis, uma régua e um bocadinho de cola ou fita cola.

Comece por unir as duas folhas de jornal e cortar um retângulo com 40,5cm de comprimento e 21cm de altura.

A seguir irá precisar de marcar estas medidas na folha:

O próximo passo é vincar as folhas utilizando as linhas desenhadas. De seguida, dobre e fixe a tira de 3cm.

A zona que ocupa 5cm de altura deve ser dobrada como se estivesse a embrulhar um presente.

Quando levantar as restantes áreas vincadas, o saco já terá forma e será apenas necessário fixar um dos lados à tira de 1,5cm.

Agora que o seu saco está pronto, faça um pequeno furo na parte superior e utilize um pouco de fita para dar o laço final.

Reaproveite os seus jornais antigos e crie os seus próprios embrulhos. Em menos de 15 minutos consegue algo original e ecológico. Depois, é repetir o processo para as restantes ofertas.

Aproveite e junte um cartão, convidando as pessoas que vão receber esta prenda a reciclarem os embrulhos – basta dobrar as folhas ou espalmar o saco e colocar no ecoponto azul. Desta forma, está também a mimar o ambiente!

notícia anterior

Queres fazer parte do melhor presente do mundo com a Sociedade Ponto Verde?

próxima notícia

Be-Dom, quando a reciclagem se transforma em música!

Copyright, Academia Ponto Verde