26 de novembro 2020

Dicas para Reduzir o Desperdício e tornar a sua Escola mais Sustentável

A reciclagem é um primeiro passo essencial, e isso todos sabemos. Mas há muito mais que pode fazer pela sua escola. Cada gesto é importante e através da união de toda a comunidade escolar nesta missão, pode elevar a sua escola a outro patamar da sustentabilidade.

Como forma de assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 2020, que decorre de 21 a 29 de novembro, trazemos-lhe algumas dicas para tornar a sua escola ainda mais sustentável.


Confira as nossas dicas para gerar menos resíduos e deixar um menor impacto no ambiente:


- Evitar o desperdício de água. Pode parecer complicado, mas com uma sensibilização aos alunos em aula e a colocação de mensagens nas áreas onde mais se utiliza este recurso (casas de banho, bebedouros, refeitório) pode ser muito eficaz para evitar o seu desperdício.
- Reduzir o uso de papel. Já pensou em todos os documentos que imprime na sua escola? Serão todos necessários? A recente transformação digital das escolas permite que muitas das coisas que anteriormente teria de imprimir possam agora ser disponibilizadas em formato digital, mesmo aos alunos! Já sabe, da próxima vez que precisar de fazer uma impressão pense duas vezes. E não se esqueça de guardar as suas folhas de rascunho, elas são um grande aliado quando precisamos de apontar alguma coisa.
- Atividades ao ar livre. Para além de permitir um maior distanciamento social, que no contexto em que vivemos atualmente é importante, as atividades ao ar livre permitem que os alunos saiam do contexto mais rígido da sala de aula e estejam em contacto com a natureza. Aproveite estas alturas para mostrar como os seus alunos podem ter impacto no ambiente e como os seus gestos são relevantes.
- Criar uma horta coletiva. O envolvimento dos seus alunos numa horta comum permitirá despertar a sua consciência ambiental. Não há nada como pôr as mãos na massa para entender de onde vêm os alimentos que consumimos e os esforços que são necessários para o seu cultivo. É uma forma de perceber o ciclo de produção dos alimentos que muitas vezes só vemos quando os compramos no supermercado. O que for cultivado nesta horta, poderá ser oferecido ao refeitório da escola para contribuir para a confeção das refeições de todos.
- Implementar pontos de reciclagem. Claro que não podíamos deixar de referir a reciclagem! É um gesto tão fácil e que pode fazer toda a diferença. Caso ainda não tenha ecopontos na sua escola, pode pôr mãos à obra com os seus alunos e fazerem caixotes através da reutilização de materiais. Aqui encontra uma ideia de DIY para desenvolver um ecoponto. E caso ainda restem dúvidas sobre as regras de separação, aqui pode descarregar a sinalética da Academia Ponto Verde.

Comece já hoje a tornar os hábitos da sua escola mais sustentáveis!

notícia anterior

Inspira-te nestas ideias para reaproveitar caixotes de madeira.

próxima notícia

Queres fazer parte do melhor presente do mundo com a Sociedade Ponto Verde?

Copyright, Academia Ponto Verde