Depois do Natal
30 de dezembro 2020

Gestos mais sustentáveis para depois das festas!

O melhor presente do mundo é um mundo melhor e agora que o Natal acabou a melhor forma de começar a contribuir para este objetivo é adotar alguns gestos mais sustentáveis. Já sabe o que vai fazer às sobras, aos embrulhos, às embalagens usadas e à decoração?

Damos-lhe uma ajuda e deixamos-lhe algumas ideias.

Alimentos

Comecemos pelas sobras de comida. O ideal é distribuir porções pelos familiares. Com o que for possível pode sempre aproveitar para novas receitas, ou receitas já criadas para este efeito, de que é exemplo a “roupa velha”. Outra opção é congelar. Se, ainda assim, sobrar uma quantidade significativa que não consegue reaproveitar, veja se há instituições de solidariedade social junto da sua casa que aceitem alimentos já confecionados.

Embrulhos

É sabido que nesta altura em que os presentes ganham um destaque especial, a pegada ecológica gerada por este efeito é também maior. Mas não tem de ser. Guarde e reutilize os papeis, os laços, os sacos e as embalagens que ainda estão em bom estado – servem perfeitamente para embrulhar os presentes dos próximos aniversários, por exemplo. Recicle o que já não der para reaproveitar, quer seja papel, quer sejam as embalagens onde os presentes vinham armazenados.

Se tiver recebido aparelhos eletrónicos, porque os que tinha já funcionavam mal ou já não funcionavam sequer, não se esqueça de reciclar os antigos ou de confirmar com a marca se existe a possibilidade de os devolver em fim de vida.

Resíduos

Separar as embalagens para as colocar nos ecopontos respetivos é, pois, essencial, mas se puder aguardar um ou dois dias para o fazer estará também a evitar a acumulação junto dos contentores e que os resíduos se espalhem pelas ruas.

Além das embalagens, lembre-se que há mais resíduos que pode reciclar: por exemplo, o óleo alimentar, que utilizou na fritura dos doces tradicionais do Natal, tem um contentor específico; pesquise onde pode encontrar o mais próximo de si e leve até lá o que sobrou.

Limpezas

No fim da festa, é necessário limpar e também aqui há formas de o fazer amigas do ambiente. Escolher produtos biodegradáveis e menos tóxicos, poupar água nas lavagens dos espaços e da louça são algumas delas. Quando retirar a decoração de Natal, reaproveite tudo o que for possível e se a árvore for natural, não se esqueça de a transplantar se for possível ou de a entregar para ser transformada em biomassa e assim ser totalmente reaproveitada.

notícia anterior

Be-Dom, quando a reciclagem se transforma em música!

Copyright, Academia Ponto Verde