Caixas
15 de outubro 2020

Inspira-te nestas ideias para reaproveitar caixotes de madeira.

Costuma comprar em mercados ou mercearias onde fruta e vegetais vêm em caixas de madeira? Não as deite fora. Nem a estas nem a outras caixas. Leia a seguir porquê.

Sabia que os caixotes e as caixas de madeira podem ser reciclados? É verdade. Existem pontos de recolha próprios, os ecocentros, mas (ainda) não são tantos quantos os ecopontos, o que pode levar a que muitos consumidores os descartem no lixo indiferenciado.

Porém, há alternativas, que, além da madeira, só requerem uma boa dose de imaginação e algum jeito para a bricolage. É que pode reaproveitar estes materiais na decoração da sua casa, dando-lhes, assim, uma nova utilidade e prolongando-lhes o tempo útil de vida.

O que fazer com 1 caixa
Com apenas uma caixa há uma panóplia de opções para a reaproveitar. Com a cor ou os desenhos certos, e dependendo do tamanho, ela pode transformar-se num porta-revistas, numa caixinha de arrumações de brinquedos ou de produtos de casa de banho. Outra forma de lhe dar novo uso é transformando-a num vaso de interior ou mesmo de jardim.

Com 2 caixas
Se juntar duas caixas e as unir por uma das laterais consegue criar um pequeno móvel de apoio ou uma mesa de cabeceira. Depois de aparafusadas, pinte-as e acrescente um fundo. Para isso, pode reaproveitar pedaços de cartão que, depois de recortados à medida e pintados, servem de forro para o seu novo móvel.

Com 3 ou mais caixas
Com três caixotes de madeira pode criar um ecoponto novo para a varanda ou para o jardim. Basta uni-los e se preferir colocar-lhes umas rodas, pintá-los ou identificar para qual é que vai cada tipo de embalagens e estará pronto.

Quatro caixotes de tamanhos iguais dão para fazer uma mesa de apoio rústica. O primeiro passo é escolher a cor e de seguida dispô-los, de modo a formarem um cubo, com uma das partes laterais virada para baixo. O centro cria um quadrado vazio para que a estrutura fique direita.

Depois de ajustar o formato, é necessário marcar o sítio onde serão aparafusadas umas às outras. De seguida, deve juntar uma tábua de madeira com as mesmas medidas para fazer de base da mesa. Aqui pode adicionar rodinhas, ou apenas quadro pequenas estacas de madeira, para servirem de pés de apoio.

Com caixas de diferentes tamanhos e feitios pode preencher uma parede com prateleiras fora do comum. Basta um prego ou gancho para as pendurar na parede, umas na vertical, outras na horizontal, criando um design à sua medida. Depois, um livro, uma jarra, uma vela ou uma moldura completam o cenário.

Ficou com vontade de deitar mãos à obra? Esperamos que sim!

notícia anterior

Sabes quantas espécies diferentes podes encontrar na Tapada de Mafra?

Copyright, Academia Ponto Verde