O que têm os professores a dizer sobre a Academia?
Fomos conversar com os professores que têm feito parte do projeto da Academia Ponto Verde e que o têm enriquecido com os trabalhos dos seus alunos em resposta aos nossos desafios.
É bom saber de que forma a Academia Ponto Verde sensibilizou a consciência dos mais novos para os temas da reciclagem e sustentabilidade, mas perceber também de que forma nos podemos tornar ainda mais próximos da comunidade escolar.
A Academia “ajudou-nos a refletir de forma muito prática na importância da reciclagem. Permitiu criar trabalhos interessantíssimos com reaproveitamento de materiais e lembrou a todos o papel incansável e determinante sempre, mas ainda mais agora que tanto lixo se produz nas nossas próprias casas, daqueles que trabalham para que o país não se encha de lixo e para que a reciclagem continue a acontecer” é o que conta a professora Teresa Costa Lobo, do Agrupamento de Escolas de Sobreira.
Numa fase de incerteza , em que as quatro paredes de casa são o novo mundo de muitos, “este tipo de atividades é muito importante pois puxa pela imaginação dos alunos e fá-los pensar como do “velho” se pode fazer “novo”, sendo que, atendendo à época que atravessamos (do “fique em casa”), ainda se valoriza mais os momentos de criatividade”, refere a professora Elsa Moleiro, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar).
A Academia vai continuar a adaptar-se aos novos contextos e realidade que surgirão, sempre com o objetivo de caminhar lado a lado com os alunos e professores, dando-lhes todas as ferramentas para tornar a reciclagem ainda mais simples!