Reciclagem “inspirou” mais de 100 trabalhos para iniciativa da Academia Ponto Verde
29 de junho 2020

Reciclagem “inspirou” mais de 100 trabalhos para iniciativa da Academia Ponto Verde

Projeto educativo destinado ao 1º, 2º e 3º ciclos

Mais de 100 trabalhos de 90 escolas distribuídas por 17 distritos é o “resultado” do projeto #Academiaemcasa, uma iniciativa da Academia Ponto Verde que, desta forma, juntou alunos e professores, no período de confinamento, à volta da reciclagem das embalagens.

“Faz e Partilha” foi o desafio lançado à comunidade escolar pelo projeto que, com base em sugestões de atividades, os incentivou a criar histórias com embalagens recicladas. Ao longo dos últimos dois meses mais de uma centena de trabalhos foram inseridos na plataforma, registando-se um forte pico de utilizadores logo após o seu lançamento.

Com um site renovado e adaptado aos novos formatos de ensino à distância, a Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde (SPV), veio incentivar uma maior partilha entre escolas que demonstraram o seu empenho nestas temáticas.

Os alunos deram largas à imaginação e através da reutilização de materiais criaram novos objetivos e novas histórias para contar. Porque sabemos que todas as embalagens podem ter uma nova vida, desta vez foram os mais novos a comprová-lo: desde garrafas e tampinhas que passaram a fazer parte da decoração da casa, a pacotes de natas que viraram pistas para carros de brincar. Não faltaram também as dedicatórias às equipas que todos os dias trabalham para garantir que a reciclagem em todo o país continua.

Em tempos excecionais, a SPV manteve-se ligada à educação e com forte atuação junto da comunidade escolar sensibilizando para os temas da reciclagem das embalagens.

A Academia é um projeto educativo destinado ao 1º, 2º e 3º ciclos que tem como missão sensibilizar alunos, professores e famílias para a adoção de hábitos de reciclagem, mostrando-lhes a importância do seu contributo para um futuro mais sustentável.

“A educação e sensibilização para as boas práticas de reciclagem é um eixo muito importante da atividade da Sociedade Ponto Verde junto da população e acreditamos que esse é um caminho que deve começar com os mais novos. Face aos desafios impostos pela Covid-19, também o formato da Academia Ponto Verde teve de ser revisto para que, dentro do possível, o contacto com os alunos não fosse perdido dadas as circunstâncias. Os resultados da plataforma e a participação da comunidade escolar revelam o bom trabalho conseguido e que pretendemos continuar a fazer crescer no próximo ano letivo”, afirma Teresa Cortes, gestora de Marketing & Comunicação da SPV.

Mesmo com os desafios que a escola em formato virtual trouxe à comunidade escolar, o empenho dos professores foi chave para o envolvimento dos alunos.“O projeto é extremamente útil para responsabilizar os nossos alunos para a importância da defesa do nosso planeta, bem como contribui para uma cidadania ativa”, partilha a Professora Ana Paula Moura da Escola EB 2,3 de Eiriz, Paços de Ferreira.

O projeto da Academia estará de volta no próximo ano letivo com muitas novidades e desafios para as escolas, reforçando a envolvência da comunidade escolar na reciclagem das embalagens.
Porque “Reciclar é na Boa”, a Academia Ponto Verde promete que a reciclagem das embalagens será divertida e proporcionará muito entretenimento, já a partir de setembro.

notícia anterior

Um champô amigo do ambiente!

próxima notícia

O que têm os professores a dizer sobre a Academia?

Copyright, Academia Ponto Verde