Concelhos sustentáveis
11 de fevereiro 2021

Sabes se o teu concelho é um dos mais sustentáveis? Descobre aqui:

Há 56 concelhos em Portugal que hasteiam a Bandeira Verde ECOXXI 2020. Foram os que tiveram boa nota no teste desta iniciativa europeia que visa reconhecer as práticas locais mais sustentáveis. Veja se vive num deles!

No que toca aos cuidados para com o ambiente, o que estão alguns dos municípios portugueses a fazer?

Braga é dos municípios mais sustentáveis do país. Além da iniciativa europeia, também um estudo da Universidade Católica realizado no final de 2019 concluiu que o índice de sustentabilidade do concelho era mais elevado do que a média nacional. Além disso, a cidade está nomeada para melhor destino europeu 2021 e a autarquia, em conjunto com a Cooperativa Minho de Porta Aberta, está a desenvolver dois projetos, um de turismo sustentável e outro de turismo inclusivo.

No Porto e nos concelhos circundantes já existem ecocentros itinerantes, de forma a que os cidadãos possam descartar material reciclável que não se deposita nos ecopontos. CD e DVD, pequenos eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas e baterias podem agora ser colocadas para reciclagem sem ser preciso uma deslocação ao ecocentro.

Por sua vez,o concelho de Torres Vedras tem vindo a desenvolver um conjunto de rotas cicláveis e um sistema de bicicletas urbanas por toda a cidade. Conta atualmente com 12 quilómetros de ciclovias, 19 “bikestations” e cerca de 840 utilizadores.

Em Sintra, está a decorrer um projeto piloto de recolha de resíduos alimentares que visa sensibilizar a população para a separação de bio resíduos e o aproveitamento do composto para venda para culturas agrícolas de vinho e de milho. Já aderiram ao projeto 1856 famílias, que receberam pequenos baldes e sacos específicos, que, através da cor, são posteriormente distinguidos no processo de triagem e recolhidos para serem entregues com o composto resultante dos restos de comida.

Lisboa foi o distrito mais participativo na iniciativa europeia, tendo vindo a pôr em prática algumas iniciativas. Há mais ciclovias, mais bicicletas disponíveis, mais jardins e até um plano em curso para reaproveitar água e poupar até três milhões de metros cúbicos através do crescimento da Rede de Água Reutilizada para a zona ribeirinha e Bairro Alto.

Em Faro há um projeto que procura chamar a atenção de todos no que toca às pontas de cigarro. Para contrariar a média de sete mil beatas no chão por minuto, em Portugal, têm vindo a ser colocados cinzeiros por toda a cidade.

E em Cascais acaba de ser lançada uma iniciativa focada na reciclagem. A autarquia instalou dez máquinas onde se podem depositar as embalagens de bebidas em troca de prémios. Por cada embalagem devolvida, seja de vidro, de plástico ou metal, é emitido um talão QR Code, com pontos que devem depois ser convertidos na aplicação CityPoints Cascais. Quantas mais embalagens, mais pontos e, no final, valem experiência: um passeio a cavalo, uma ida a uma pista de arborismo ou palhinhas de aço inoxidável são apenas exemplos.

Estes são apenas alguns municípios que estão cada vez mais verdes. Mas há 56 que podem ostentar a respetiva bandeira, o que prova que os bons exemplos se multiplicam.

notícia anterior

Uma medusa feita a partir de material reciclado em Bruxelas

próxima notícia

Este caderno sem papel pode ser riscado, apagado e reutilizado vezes sem conta!

Copyright, Academia Ponto Verde