23 de julho 2020

Tens um skate velho que já não rola, não o deites fora! Descobre aqui sugestões para lhe dar novos usos:

O skate já não rola? A prancha está velha e desgastada? Não faz mal! Saiba que pode criar um baloiço, um cabide para casacos ou uma prateleira.

Os skates têm o seu tempo de vida. E chega uma altura em que, mesmo substituindo os rolamentos, eles já não deslizam como antigamente e já não são seguros para manobras.

O que fazer então? Deitar fora não é solução. Na RECICLA acreditamos em segundas oportunidades e, por isso, propomos que deite mãos à obra e transforme o skate que está esquecido num canto da casa.
O primeiro passo é limpá-lo e, eventualmente, retirar a lixa – aquele revestimento antiderrapante, em que assentam os pés – para ser mais fácil pintar a tábua.

Depois, é só munir-se de alguns materiais e imaginação. São muitas as possibilidades, mas deixamos aqui algumas:

  • Recorrendo a suportes de parede, o skate pode ganhar nova vida enquanto prateleira. Pode optar por colocá-lo inteiro, com ou sem rodas. Pode também optar por criar três suportes: divida a tábua em três – a parte central, retangular, e as extremidades arredondadas. Depois, é só aplicar na parede para exibir os seus objetos preferidos. É uma ótima ideia para um quarto infantil ou juvenil ou para uma divisão reservada a jogos e brincadeiras.
  • Num quintal ou jardim, um baloiço vem sempre a calhar para um momento de descontração. E numa varanda, ou mesmo numa divisão interior, pode ser decorativo. E a base pode ser um skate velho. Assim, comece por retirar-lhe as rodas: se for para uso meramente estético, basta aproveitar os furos existentes, passar duas cordas, uma para cada extremidade, e prender; se for para baloiçar mesmo, ou para colocar um objeto mais pesado, no exterior, adicione dois furos junto aos buracos existentes em cada ponta. Com duas cordas resistentes passe-as por entre os furos que criou e na parte de cima dê pequenos nós, não muito fortes para, sempre que desejar, ajustar a altura. Depois é só decidir onde o quer pendurar.
  • Sobraram as rodas e os trucks (estruturas metálicas que se unem à tábua na parte inferior e onde encaixam os rolamentos)? Não os descarte, pois também temos sugestões para eles: é que, depois de pintados, dão puxadores de gavetas originais e fáceis de colocar. Também os pode aproveitar para colocar rodas num outro móvel que tenha em casa, um bloco e gavetas, por exemplo, ou para criar pequenos cabides, fixando-os a uma parede.
  • Uma outra forma de dar novo uso a um skate antigo é transformando-o num cabide de parede. Comece por retirar os trucks e separar todas as peças. De seguida, faça uma linha de quatro furos, dois deles entre os já existentes. Com os eixos e as rodas, crie os suportes, inserindo-os nos buracos que criou. Aproveitando os furos onde antes estavam os suportes das rodas, prenda a tábua à parede e é só pendurar o que lhe apetecer.

Já sabe: prolongue a vida dos seus objetos, divirta-se a redecorar a casa, ao mesmo tempo que ajuda o planeta.

notícia anterior

Espreita esta sugestão para umas férias na natureza, com a família ou amigos:

próxima notícia

No verão aumenta o risco de incêndios florestais. Fica a saber o que podes e não podes fazer para ajudar a prevenir os fogos.

Copyright, Academia Ponto Verde