T'shirt saco
08 de julho 2020

Tens uma T-shirt velha que já não usas, descobre como dar-lhe uma nova vida, transformando-a num saco de compras:

Ir às compras de uma forma (ainda mais) sustentável é possível, se fizer o seu próprio saco.

Os plásticos de uso único têm os dias contados. Já aqui demos conta das mudanças que vão entrar em vigor em junho de 2021, implicando que, na União Europeia, deixem de poder ser produzidos e vendidos muitos artigos descartáveis que ainda fazem parte do dia a dia.

Mas a que estamos a dizer adeus aos poucos? É o caso dos sacos de plástico em que, durante muitos anos, nos habituámos a colocar frutas e legumes quando vamos às compras, mas também é o caso dos sacos em que, até recentemente, levávamos essas mesmas compras para casa.

São sacos que ou já desapareceram ou estão a desparecer das lojas, com os retalhistas a encontrar alternativas, entre o papel, o pano e o plástico que permite usos múltiplos.

Mas, também pode contribuir para esta causa: o que propomos é isso mesmo, que deite mãos à obra com um pequeno projeto de upcycling, cujo resultado final será uma bolsa para compras de mercearia.

  • Comece por escolher uma t-shirt antiga que já não utilize, mas não opte por uma muito pequena, pois isso fará com que o seu saco tenha pouca capacidade.
  • O primeiro passo é cortar as mangas perto da costura e tornar a gola mais larga, também através do corte. Ainda de tesoura na mão, não se esqueça de cortar a costura que se encontra na parte inferior da camisola.
  • De seguida, marque uma altura de quatro dedos e recorte tiras no sentido vertical, criando franjas em toda a parte inferior. Puxe as tiras uma de cada vez para estas se tornarem finas e ligeiramente mais compridas. Depois una-as frente a frente com pequenos nós, de forma a fechar a parte de baixo do seu futuro saco.
  • Nesta última parte do processo, pode optar por coser para o tornar mais resistente. Pode também incluir missangas ou outros adornos andes de fechar a camisola com os nós, para dar um design mais personalizado.
  • Aproveite também o tecido das mangas, quer seja para outro fim, quer para a decoração do seu saco, criando laços ou mais tiras para as alças, por exemplo.

Fácil, não é? E assim, ao mesmo tempo que ganha um saco único, está a contribuir para um planeta mais sustentável. E não se esqueça de aplicar os 3R – reduza, reutilize e recicle.

notícia anterior

Quando 200.000 tampas de plástico se transformam em arte!

próxima notícia

Espreita esta sugestão para umas férias na natureza, com a família ou amigos:

Copyright, Academia Ponto Verde