champô amigo do ambiente
24 de junho 2020

Um champô amigo do ambiente!

É sólido, sustentável e totalmente produzido em Portugal: o One and Done é um champô vegan, não testado em animais e o primeiro produto da marca Shaeco

A mentora do projeto, Vera Maia, explica que o objetivo da marca “é incitar às pequenas mudanças do dia a dia, com um consumo consciente, optando por produtos sustentáveis, com uma pegada de carbono menor”.

A sua produção acontece em Viana do Castelo. Por ser sólido, o desperdício de água é menor. Não são utilizados plásticos em nenhuma parte do processo, e é vendido em embalagens de papel recicladas e recicláveis onde até a tinta tem uma base vegetal.

Além dos cuidados ambientais, uma das principais preocupações da marca foi com a qualidade do champô: “Dado que se trata de um produto que entra em contacto com a nossa pele, tínhamos de ter a total segurança quanto à qualidade do mesmo, e que poderia ser usado por adultos e crianças”, esclarece Vera Maia.

A sua composição inclui óleo de aragão, ácido cítrico, uma microemulsão transparente, criada a partir de matérias-primas naturais e renováveis, fragrâncias sem ingredientes de origem animal, entre vários outros componentes que ligam os ingredientes, como o óleo de rícino hidrogenado, ou os que permitem manter a forma sólida, como o estearato de sódio.

A marca criou igualmente uma caixa onde o champô pode ser guardado e transportado, a Pebble. Feita de cortiça, mais especificamente de pedaços que sobram do fabrico de outros produtos, esta embalagem individual assemelha-se a um seixo. “Para nos lembrar que devemos preservar a natureza e manter os oceanos livres de plástico”, justifica a equipa da Shaeco.

Com o foco em artigos de cosmética, sobretudo sólidos, Vera Maia adianta que estão a ser desenvolvidos “produtos complementares, como o condicionador sólido e o sabonete hipoalergénico, para fazer parte de um conjunto completo de banho”. As novidades devem chegar até ao final deste ano.

notícia anterior

Oito dicas para um verão mais sustentável!

próxima notícia

Reciclagem “inspirou” mais de 100 trabalhos para iniciativa da Academia Ponto Verde

Copyright, Academia Ponto Verde