Perante a urgência de incentivar a reciclagem de embalagens e combater à delapidação dos recursos naturais, a produção artística pode ter um papel de reflexão e alerta para a recuperação dos resíduos.
O concurso tem como objetivo alertar para a necessidade e urgência de reciclarmos todas as embalagens usadas.
Não é obrigatório ser artista, basta querer contribuir para um Mundo mais sustentável. Dar nova vida aos resíduos ou chamar a atenção para o impacto negativo de não aderirmos à reciclagem das embalagens.
Qualquer que seja a categoria escolhida, a peça artística deve ser feita com embalagens usadas dos vários materiais: plástico, metal, pacotes de bebidas, vidro e/ou papel e cartão
A peça além de endereçar o tema da sustentabilidade, pode ter um tema livre alternativo e complementar: uma reflexão, visão, abordagem de um qualquer aspeto social.
Desafiamos os alunos a reutilizarem as embalagens de forma artística, para passarem uma mensagem que considerem pertinente ver discutida para a construção de um futuro melhor para a Europa e para o planeta.
Os temas possíveis são muitos: sustentabilidade, oceanos, alterações climáticas, diversidade, inclusão, bullying, fake news, ou outro à vossa escolha.
Apresentar uma coleção de 3 objetos na categoria que escolher. As peças podem ser mono- material ou multimaterial.
O Júri será formado por 3 elementos singulares que irão avaliar todos os trabalhos elaborados pelos concorrentes.
O Júri baseia a sua avaliação nos critérios de qualidade artística (20%), a criatividade (30%), a relevância (30%) e a qualidade de execução 20%
Serão apurados os vencedores de cada categoria e em cada ciclo de escolaridade.
Não serão atribuídos prémios nas categorias que não tenham tido participação nem a projetos cujo nível de participação fique abaixo da expectativa
Os vencedores de cada categoria – 2º e 3º ciclo – Uma noite no zoo
Os vencedores de cada categoria – secundário e profissional – Viagem ao Parlamento Europeu